AS HISTÓRIAS MARCANTES DE PERSONAGENS BRASILEIROS NAS RUAS DE PARIS
Pensar na influência da França na formação cultural, intelectual e urbanística do Brasil é fácil. Basta entrar em qualquer grande livraria para encontrar dezenas de livros e teses sobre os franceses e sua influência no país – do Iluminismo a Jacques Lacan, passando, entre outros, pela Missão Artística Francesa e Auguste Comte. Pouco ou quase nada, porém, existe sobre a presença brasileira na história da França.
Em A história do Brasil pelas ruas de Paris, lançamento da editora Editora LeYa Brasil, o jornalista Mauricio Torres Assumpção narra as histórias vividas por grandes personagens brasileiros em um dos cenários mais icônicos do mundo: as ruas de Paris. De D. Pedro I a Oscar Niemeyer, passando por D. Pedro II, Santos Dumont, os positivistas, Villa-Lobos e Lúcio Costa, o livro refaz suas trajetórias relatando os fatos que os levaram à Cidade- Luz, o que realizaram por lá, com quem se relacionaram e que impacto tiveram sobre a sociedade francesa da época.
Com o cuidado de um historiador meticuloso e a obstinação de um jornalista apaixonado, ele parte de um trabalho de pesquisa de três anos para desvendar os contextos históricos francês e brasileiro dos séculos XIX e XX, bem como o processo de formação da imagem do Brasil na França ao longo desse período.
“O livro vira uma esquina a cada página, visitando mais de 170 endereços em Paris e arredores. Seguindo os passos dos sete personagens principais, o leitor conhecerá o palacete alugado por D. Pedro I; a Capela da Humanidade fundada pelos positivistas brasileiros; o hotel onde morreu D. Pedro II; o gramado de onde Santos Dumont decolou com o 14-Bis. Com os modernistas, o leitor frequentará o apartamento em que Tarsila do Amaral recebia Erik Satie e Jean Cocteau; e verá a sala de música de onde Villa-Lobos fez Paris tremer. Na segunda metade do século XX, Lúcio Costa vai levá-lo a explorar a Maison du Brésil, que conta a história da arquitetura moderna; enquanto Oscar Niemeyer lhe dará acesso à cúpula do Partido Comunista Francês, um pedaço de Brasília encravado em Paris”, propõe o autor.
O livro traça um mapa inusitado da capital francesa, dando forma a uma espécie de guia histórico para brasileiros das ruas da Cidade-Luz.
Sobre o autor:
Maurício Torres Assumpção é carioca, nascido em 1966. Foi office-boy, metalúrgico e aeroviário, antes de se formar em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Na imprensa brasileira, trabalhou na Rede Globo e na TV Manchete do Rio de Janeiro. Em 1991, transferiu-se para a Europa, fazendo mestrado em Cinema e Televisão pelo London College of Communication, na Inglaterra. Durante quatorze anos dirigiu documentários e reportagens para a televisão britânica, em mais de quarenta países. Em 2008, mudou-se para Paris, onde mora com sua companheira, a roteirista Marie du Roy
ISBN: 9788577344857
Formato: 16x23x2,2 cm
Número de páginas: 496
Peso: 650g
Acabamento: brochura
Editora: Leya
.
Conhecimento e informação são a base de todo crescimento, pessoal e profissional. É possível algum conhecimento sem a palavra? Até as imagens são sempre pensadas com palavras, não? E por que não ter produtos do nosso dia a dia derivados dos livros? Diversão e arte! Viva a leitura!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade