Neste novo livro da coleção “A história não contada”, Cláudia Witte revela quem foi a segunda esposa de d. Pedro I, uma mulher de seu tempo que soube muito bem usar seu poder e influência.
Às biografias best-sellers das mais célebres personagens do Império do Brasil, d. Pedro I, d. Pedro II e d. Leopoldina, junta-se agora a de d. Amélia de Leuchtenberg, a segunda imperatriz brasileira, que apesar da influência que exerceu, ainda é pouco conhecida pelos brasileiros.
Vinda de Munique, na Baviera, da família de Napoleão Bonaparte, Amélia foi “a ovelha que não temeu o lobo”, aceitando se casar com d. Pedro I, apesar de sua fama. Veio, com apenas dezessete anos, para um continente completamente desconhecido para ocupar um dos cargos mais importantes de uma nação.
Mas quis o destino que ela só permanecesse no Brasil por um ano e meio. Depois da Abdicação, d. Amélia voltou à Europa acompanhando d. Pedro e sua enteada, d. Maria II, no exílio e na guerra para retomar o trono de Portugal. Ali, após a morte do marido, ela se manteve fiel à memória de d. Pedro e a seus legados políticos e se empenhou no papel de segunda mãe dos filhos do primeiro imperador do Brasil, mesmo que à distância. É por essa trajetória que Cláudia Witte nos guia, dando um panorama geral do contexto histórico durante a vida da imperatriz e das implicações políticas das decisões e dos movimentos feitos pela realeza, sem se esquecer do lado humano, das vivências, desafios, afetos e desafetos das pessoas que fizeram a história.
Sobre a autora
Cláudia Thomé Witte é escritora e pesquisadora independente sobre história do Império do Brasil, com foco no Primeiro Reinado, e biógrafa da imperatriz Amélia de Leuchtenberg, com diversos artigos publicados no Brasil e no exterior. É membro do Instituto Histórico de Petrópolis e do Círculo Leuchtenberg de Munique. É autora das obras Maria da Glória, uma princesa brasileira no trono de Portugal, publicada pela Fundação da Casa de Bragança, em 2019, e Amélie von Leuchtenberg: Ihre Lebensgeschichte als Prinzessin von Leuchtenberg und Kaiserin von Brasilien, publicada na Alemanha pelo Freundeskreis Leuchtenberg, em 2021. Em parceria com Paulo Rezzutti, com quem também já apresentou inúmeras palestras e conversas on-line e presencialmente, publicou Sissi e o último brilho de uma dinastia na coleção “Uma breve história não contada”.
Informações Técnicas
ISBN: 978-65-5643-275-5
Formato: 16x23x3,1cm
Páginas: 604 (568 de texto + 36 de caderno de fotos)
Acabamento: Brochura
Gênero: Biografia/História do Brasil
Peso: 820g
Preço: R$95,00
Conhecimento e informação são a base de todo crescimento, pessoal e profissional. É possível algum conhecimento sem a palavra? Até as imagens são sempre pensadas com palavras, não? E por que não ter produtos do nosso dia a dia derivados dos livros? Diversão e arte! Viva a leitura!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade