As edições apresentam textos de pós-leitura dirigidos aos educandos e em apoio à prática de sala de aula.
Os processos de adoção escolar são acompanhados pelo acesso dos educadores à plataforma de apoio, apresentando:
- conjunto de atividades de pós-leitura e indexadas às Habilidades Específicas da Base Nacional Comum Curricular
- atividades conjugadas à interdisciplinaridade e à transversalidade dos temas trazidos à sala de aula
O LIVRO
“Nunca aceitem o inaceitável!”
Um testemunho emocionante de um sobrevivente do preconceito e do ódio.
Joseph Weismann tem onze anos quando, no dia 16 de julho de 1942, as autoridades do governo colaboracionista de Vichy, na França ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, fazem uma prisão em massa de judeus em Paris. Joseph e sua família são levados para o Velódromo de Inverno, onde são mantidos por vários dias, sem comida, sem água, sem condições sanitárias e debaixo de um calor inclemente. Depois, em vagões destinados a animais, são levados para um campo de triagem na região central do país. Ninguém sabe ao certo o que acontecerá.
Lá Jo é separado dos pais e das irmãs. Restam apenas crianças nesse campo, e Joseph se junta a outro menino para armar um plano de fuga daquele lugar. O plano dá certo, e Joseph agora livre, porém desnutrido, ferido e sem saber se um dia reencontrará sua família, ele precisa aprender a sobreviver sozinho.
Joseph descobriu da pior forma que a fuga do campo não seria o fim do seu pesadelo. Sem família, ele passou a vagar pelas ruas, aceitando trabalhos em troca de comida e depois recolhido por abrigos lotados de órfãos e casas de acolhimento onde era maltratado por pessoas que reproduziam mesmo preconceito contra os judeus que embasava o antissemitismo nazista.
Décadas depois da guerra, Jo percebeu a importância de contar a sua história para o mundo e não deixar que esse acontecimento seja apagado da memória da humanidade. Esta HQ traz a reflexão da responsabilidade de cada um de nós em impedir a propagação do preconceito, mostrando como, com a participação de pessoas comuns, a tragédia do Holocausto se tornou possível.
Sobre o autor
Joseph Weismann tem 92 anos. Por muito tempo, não quis falar sobre tudo o que lhe aconteceu. Mas, aos oitenta anos, depois de um encontro com a escritora Simone Veil, também uma sobrevivente do Holocausto, escreveu um livro de memórias e passou a visitar escolas e universidades, na França e em outros países, para contar sua história a crianças e jovens e evitar que ela se repita.
Arnaud Delalande nasceu em 1971, em Herblay-sur-Seine, na França, e é escritor e roteirista de HQs, assinando cerca de cinquenta roteiros, sozinho ou em colaboração. Desde 2009, Delalande é patrocinador e membro da diretoria da ONG Bibliothèques Sans Frontières [Bibliotecas Sem Fronteiras], cuja missão é apoiar o desenvolvimento sustentável por meio da distribuição de livros, fomento de projetos e instituições culturais em países em desenvolvimento.
Sobre o ilustrador
Laurent Bidot é quadrinista francês, especializado em HQs com temas históricos. Ele estudou na École Supérieure d’Arts Graphiques em Paris e conta com diversos livros publicados.
AUTORES: Arnaud Delalande e Joseph Weismann - ILUSTRADOR: Laurent Bidot - TRADUTORA: Maria Marques
ISBN: 9786556433066
Formato: 20,5 x 27,5 x 1,0 cm
Páginas: 144
Peso: 400g
Acabamento: CAPA: cartão 250 g/m² | 4/0 | lam. brilho | lombada quadrada | PUR MIOLO: offset 90g/m²| 4/4
Gênero: HQ
Conhecimento e informação são a base de todo crescimento, pessoal e profissional. É possível algum conhecimento sem a palavra? Até as imagens são sempre pensadas com palavras, não? E por que não ter produtos do nosso dia a dia derivados dos livros? Diversão e arte! Viva a leitura!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade