PRÉ-VENDA - Os memoráveis

PRÉ-VENDA - Os memoráveis

Sissi e o último brilho de uma dinastia

Sissi e o último brilho de uma dinastia

PRÉ-VENDA - Os memoráveis

Preço Normal R$69,00 Preço Especial R$48,30
Disponibilidade: Em estoque
SKU
978-65-5643-210-6

Estimar Frete de Entrega

Não sei meu cep

    PRODUTO EM PRÉ-VENDA, COMPRE AGORA E RECEBA A PARTIR DA DATA DE LANÇAMENTO, 10/07/2022.

    “Há uma estupidez inerente às coisas, como também há uma sabedoria, e essa realidade bipolar ora nos mostra a face esquerda, ora nos mostra a outra face.”

    UM MEMORÁVEL é alguém que merece ser lembrado, ou guardado na memória, pelo que fez. Não é necessariamente um herói, já que a vida e os seres humanos são bem mais complexos do que podemos perceber tanto no dia a dia quanto nos grandes acontecimentos, mas alguém que pode ter vários rostos. Todos eles, de algum modo marcantes. E convém que não deixemos de encará-los. “Ninguém é apenas uma foto fixa”, diz Lídia Jorge, a mais consagrada autora da literatura portuguesa contemporânea.

    E é justamente a partir da fotografia de um grupo de homens e duas mulheres, tirada num restaurante, em agosto de 1975, que a protagonista deste romance inicia uma viagem de volta ao passado para entender de que país veio, de que povo faz parte e que histórias pessoais a fizeram nascer e a constituem para sempre.

    Ela, uma repórter portuguesa residente em Washington, é convidada a voltar à sua terra natal para fazer um documentário sobre a Revolução de 25 de abril de 1974, também conhecida como a Revolução dos Cravos. Regressa a Portugal e passa a entrevistar integrantes do movimento revolucionário e testemunhas dos acontecimentos, revisitando os mitos da revolução. Ao fazer isso, surpreende-se com o efeito da passagem do tempo não só sobre esses homens e mulheres e sobre a sociedade, mas também sobre a sua própria memória, sobre seus anos de infância e início de juventude – já muito depois de a revolução se tornar 

    passado – e sobre a relação que tem com os pais, um jornalista português que antecipava o futuro em suas crônicas e uma atriz belga.

    Sobreviventes de um tempo já inalcançável, as personagens de Os memoráveis tentam recriar o que foi a ilusão revolucionária e a desilusão dos anos seguintes – ou, simplesmente, a ilusão e a desilusão da própria vida – e o árduo caminho para a democracia, quando se tem de lidar com a banalidade do cotidiano.

    Em Os memoráveis, Lídia Jorge procura surpreender aquele espaço indefinido que existe entre o relato das verdades históricas, às vezes difíceis de enfrentar, e a vida em si, uma construção da imaginação e da vontade de cada um de nós e o resultado final é a literatura em sua melhor expressão: nos revelando a nós mesmos.

    Sobre o autor

    LÍDIA JORGE nasceu em 1946, em Boliqueime, no Algarve, numa família de emigrantes e agricultores. Formou-se em filologia românica pela Faculdade de Lisboa e foi professora do ensino médio em Moçambique, período que considera um dos mais felizes de sua vida. Da sua vasta obra destacam-se os romances O dia dos prodígios (1980), O cais das merendas (1982), Notícia da cidade silvestre (1984), A costa dos murmúrios (1988), adaptado para o cinema, O jardim sem limites (1995), O vale da paixão (1998), O vento assobiando nas gruas (2002), Combateremos a sombra (2007), A noite das mulheres cantoras (2011) e Estuário (2018). É uma das grandes representantes da literatura europeia contemporânea e em 2020 tornou-se a quarta autora de língua portuguesa a receber o prêmio da Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

    DADOS TÉCNICOS
    ISBN: 978-65-5643-210-6
    Formato: 16,5x22,5x1,9 cm
    Páginas: 352
    Acabamento: brochura
    Gênero: Ficção portuguesa / Revolução dos cravos / Ficção / Romance

    Escreva sua Própria Avaliação
    Você está avaliando:PRÉ-VENDA - Os memoráveis